A multinacional de fertilizantes Yara anunciou nesta quarta-feira que está comprando o negócio de fertilizantes orgânicos da empresa italiana Agribios. Segundo a Yara, a aquisição “complementa a estratégia orgânica na Europa”.

“O movimento mostra o compromisso da Yara em expandir ainda mais a sua oferta neste setor como um complemento aos seus fertilizantes minerais para ajudar a promover a agricultura regenerativa e melhorar a saúde do solo”, disse a empresa norueguesa em um comunicado oficial.

A Yara diz ainda que a aquisição também permitirá que a empresa continue a desempenhar o seu papel ajudando a alcançar a ambição da União Europeia (UE) de aumentar as terras agrícolas do continente sob agricultura orgânica. O valor do negócio não foi divulgado.

O portfólio da Agribios engloba fertilizantes de base orgânica produzidos a partir de subprodutos animais e agrícolas. Seus produtos podem ser utilizados tanto na agricultura orgânica quanto na convencional.

A produção da empresa ficou em cerca de 60 mil toneladas métricas produzidas em 2022 e, segundo a Yara, a Agribios tem uma participação de cerca de 10% do mercado de fertilizantes de base orgânica na Itália. Nos cálculos da empresa, esse mercado é o segundo maior de fertilizantes orgânicos na Europa.

“A sólida posição de mercado da Agribios combinada com a nossa forte presença comercial permitirá à Yara aumentar as vendas no mercado de fertilizantes de base orgânica na Itália e nos países vizinhos em cerca de 30% nos próximos três anos”, projetou a empresa, em nota.

Em 2021, a empresa já havia tomado uma direção nesse movimento, comprando a finlandesa Ecolan, também da área de fertilizantes orgânicos. Na ocasião, a subsidiária Yara Suomi Oy anunciou a compra da produtora de fertilizantes reciclados.

O valor do negócio também não foi divulgado, e na ocasião, a Yara pontuou que a compra havia sido a primeira no segmento.

“A aquisição reflete nosso compromisso em desempenhar um papel maior na agricultura orgânica e em contribuir para a economia circular”, disse a companhia em nota publicada na época.

Do lado da Agribios, existe um entusiasmo em se juntar com a Yara. Na mesma nota divulgada pela empresa, Giovanni Ravagnan, CEO da Agribios disse que “esse é um momento crucial para a Agribios, pois levamos nossa expertise em fertilizantes à base de orgânicos para o cenário europeu”.